[PR] 求む!タイピング初心者

[PR] 無料でタイピング練習☆

VIDEOS

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 21 de setembro de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE A MODA


Dez mitos e verdades sobre a moda

Nunca combine azul com verde". O mantra, repetido incontáveis vezes, se sacralizou como um dos principais mandamentos dos fashionistas de plantão. Mas será que os antigos códigos de vestimenta ainda são válidos hoje em dia?

O mundo da moda sempre se vangloriou de quebrar regras. Exemplos podem ser vistos aos montes na Semana de Moda de Londres, que começou na última sexta-feira.

Mas a ruptura dos padrões não funciona da mesma forma na terra dos meros mortais. Quando se trata de escolher o que vestir no dia à dia, sempre há algum conhecido que faz questão de recordar os velhos ditames.

Para o britânico Andrew Groves, que coordena o departamento de moda da Universidade de Westminster, algumas das regras continuam inabaláveis porque a maioria das pessoas gosta de obter conselhos sobre suas roupas.

— Todos nós prezamos pela nossa individualidade, mas as regras dão às pessoas uma certa segurança quando se trata da moda.

A BBC listou dez mitos e verdades sobre esse universo, cercado de tantos mistérios.

Não use jeans com jeans
Trata-se de um "look" que "viola todas as leis da decência humana", na opinião de Hadley Freeman, crítica de moda do jornal britânico The Guardian.

Freeman não está sozinha em sua crítica. Mas, apesar de todas as vozes dissonantes, o jeans com jeans voltou com força às passarelas deste ano, aparecendo, inclusive, na capa da Vogue britânica. E é ali que deve permanecer, vaticina Groves.

— Só uma modelo de 2 m de altura, linda e jovem pode usar jeans com jeans e ficar com uma aparência OK.

Mas caso o usuário insista na combinação, seja criativo, aconselham os especialistas.

— Vista jeans com diferentes lavagens em vez daqueles muito parecidos - diz Poppy Dinsey, fundadora do site What I Wore Today (WIWT) (O que eu vesti hoje, em tradução livre), que é abastecido com imagens do "look do dia" das usuárias.

Mas lembre-se: quando o jeans com jeans não der certo, tire essa ideia da cabeça. Veja a imagem ao lado e pense duas vezes antes de montar esse 'look'.

Homens não devem usar meias brancas
Eis uma regra que os homens ainda devem seguir, dizem os especialistas de moda. O único "look" que permite o uso de meias brancas é o esportivo, acrescentam.

— A menos que você esteja se exercitando, não há nenhum outro momento apropriado para usar meias brancas - diz Alex Bilmes, editor da revista Esquire.

— Esses tipos de regras existem para que os mais ingênuos não cometam um erro grave.

Além de chamar atenção por causa da tonalidade, as meias brancas são normalmente feitas com materiais mais volumosos e com nervuras, já que se destinam à prática de exercícios físicos.

— Nem tente usá-las para romper padrões; elas são horríveis. Meias estampadas e coloridas são a grande tendência do momento.

Pernas ou decote – nunca os dois
Essa é uma regra de ouro para as mulheres, define a estilista celebridade Martine Alexander.

— Ou um ou outro; nunca os dois. Parece cafona, simples assim. Ninguém com algum senso de estilo gosta de ver tudo ao mesmo tempo.

A regra é ter um ponto focal, afirma Groves.

— Você não quer partes diferentes de sua roupa competindo por atenção.

Para Alexander, o mandamento também vale para o sexo masculino. E aplica-se à camiseta com corte em gola em V, que está se tornando incrivelmente popular.

— Mas, por favor, não a use com bermudas ou shorts, é muito corpo à mostra.

Listras verticais emagrecem
Os cientistas, assim como os fashionistas, vêm tentando desvendar esse segredo há anos.

No século 19, o fisiologista prussiano Hermann von Helmholtz estudou o efeito das listras na percepção visual.
Ele recomendou às mulheres vestir listras horizontais para parecer mais altas.

Em 2008, um estudo realizado pelo especialista em percepção visual Peter Thompson endossou essa tese, afirmando que as listas horizontais emagrecem.

Mas a afirmação foi contestada quatro anos depois pela cientista amadora Val Watham, chegou que a um resultado completamente diferente.

A pesquisa de Watham revelou que as listras verticais deixam as pessoas mais altas, enquanto que as horizontais tem um efeito contrário.

— O meu conselho é usar preto - diz Thompson.

— Listras só podem ser usadas por quem estiver em forma - diz Alexander - O meu conselho é usá-las com cautela.

A gravata tem de cobrir o último botão da camisa mas nunca estar abaixo do cinto
Quando o assunto é gravatas, camisetas, jaquetas e botões podem se tornar um perigoso campo minado, afirmam os patrulheiros da moda.

As regras são tão rígidas que parecem gravadas em pedra – e por um bom motivo, diz Bilmes, da revista Esquire.

— O código de vestimenta masculino é arcaico, mas funciona.

A dica da gravata cobrindo o último botão, mas nunca estando situada abaixo do cinto é um desses mandamentos.

— Usá-la mais longa ou mais curta é um erro grave - avalia Bilmes.

Nunca misture estampas
Misturar estampas faria a estilista francesa Coco Chanel se revirar no túmulo, mas é um dos looks mais em alta do momento, diz Dinsey. Misturar tecidos também vem ganhando força entre os entendidos de moda.

— Misturar tecidos ou estampas dá a impressão de que a pessoa se esforçou demais. Ter estilo significa ser o mais natural possível - define Alexander.

Homens heterossexuais só devem colocar brincos na orelha esquerda
Antigamente, a orelha que o homem escolhia para ostentar seu brinco era um indício de sua orientação sexual. Heterossexuais optavam por furar a orelha esquerda, enquanto os gays escolhiam a direita, dizem os especialistas. Tratava-se uma lenda urbana, acrescentam eles, que hoje já não tem o mesmo significado.

Segundo os especialistas, os homens de hoje têm predileção por colocar piercings no hélix (parte superior da orelha).
A discussão, entretanto, migrou da sexualidade para a idade. Qual seria a idade certa para o homem parar de usar brinco?

— Tal acessório fica ridículo em qualquer um acima de 50 anos. É a crise da meia-idade do brinco - diz Bilmes - Até o ator Harrison Ford furou a orelha nessa idade e nem nele o brinco caiu bem.

Sapatos e bolsas (ou sapatos e cintos) devem sempre combinar
Sapatos e bolsas (ou sapatos e cintos) só devem combinar se você quiser parecer um viajante do tempo, dizem os especialistas de moda.

— Esse look é típico dos anos 50 quando havia uma tendência de as pessoas combinarem tudo - diz a historiadora da moda e consultora de tendências Amber Jane Butchart.

— Essa maneira de se vestir caiu no ostracismo com o ascensão da contracultura e desde então nunca mais conseguiu se recuperar.

Para Groves, esse look é muito "artificial" para 2013.

— Hoje em dia, estar na moda significa ter individualidade, ser peculiar e excêntrico.

Nunca combine verde com azul
Outro mandamento da moda é nunca misturar peças verde e azul. A combinação faz parte da lista dos pecados mortais que inclui outros duos, como marrom e preto, azul-escuro e preto ou rosa e vermelho.

— As pessoas acham que há combinações que não casam, como rosa e vermelho. Não acredito que ninguém realmente se preocupa com isso agora; azul e verde podem combinar, sim - diz Butchart.

— A combinação azul-marinho e preto está em alta no tapete vermelho - afirma Alexander - O preto e o azul da meia-noite dão impressão de opulência juntos. É o que eu sugiro para muitos das minhas clientes que precisam escolher um vestido para um grande evento.

Nunca misture joias de ouro e de prata
A mistura chega a ofender os mais tradicionais.

— Medonho - define Groves.

Outros especialistas são mais abertos à combinação.

— Fica a critério de cada um - diz Alexander - Acredito que possa funcionar em um 'statement necklace', mas quando se trata de uma joia refinada eu escolheria apenas um metal.


— E não se esqueça de combinar os metais dos brincos com os dos colares - alerta Dinsey.
E AÍ AMIGA!!! VEJA QUE DICAS LEGAIS!!!...APROVEITE E SE JOGA!!!...