O estilista Alexandre Herchcovitch
apresentou nesta
sexta-feira no Fashion Rio uma novidade que promete dar o que falar entre as
mulheres: o primeiro jeans com tecnologia que promete reduzir a
celulite.
O desfile da Herchcovitch exigiu que
os fashionistas acordassem mais cedo - foi realizado de manhã, no Museu de Arte
Moderna (MAM) - e também surpreendeu com as calças-saia.
Em comunicado, a marca explicou que
o tecido do jeans inovador, batizado Beauty Denim, absorve o calor do corpo e o
devolve em forma de raios ultravermelhos longos, que estimulariam a
microcirculação sanguínea. O jeans anticelulite é fruto de uma parceria com a
Rhodia Fibras e a fabricante Canatiba, e levou mais de cinco anos para ser
desenvolvida.
Para o guarda-roupa dos fãs da
grife, o estilista paulistano apostou fortemente em outros tipos de jeans, com
diversas tonalidades mas sempre muito pouco lavado e levemente metalizado, com
pespontos aparentes.
Índigo, marrom e grafite foram
algumas das tonalidades do tecido mais popular do mundo, trabalhado em
vestidos, saias plissadas, jaquetas - longas ou curtas como boleros - macacões
femininos e masculinos, de mangas compridas, e as ousadas saias-calça.
Além do jeans, desfilaram malhas
pretas com estampas lembrando correntes em cinza, sobrepostas sobre saias e
calças - tanto para mulheres quanto para homens.
O estilista Dudu Bertholini falou à
Agência Efe Sobre a mistura de calças e saias no guarda-roupa: "Essa
história da saia-calça, da saia sobre calça, isso tudo é uma grande brincadeira
com os gêneros, e é isso mesmo, estamos no século XXI, é bacana ir além dos
gêneros estabelecidos", elogiou.
E acrescentou: "Adorei (o
desfile), o Alexandre sempre soube trabalhar bem o jeans, e esse desfile mostra
que os estilistas contemporâneos têm que ter uma versatilidade cultural muito
grande. O jeans é um material 'day by day', para renovar é preciso
criatividade".
Na primeira fila e vestindo um
macacão azul simples de algodão com uma sandália rasteirinha, visual bem
carioca, a DJ e produtora Mary Olivetti, que está comentando a trilha dos
desfiles para uma revista, falou à Efe.
"Achei a trilha (todas
das semanas de moda paulistana e carioca: eletrônica com muito sintetizador,
bem anos 1980. O de Max Blum) bem boa, seguiu o padrão de quase mais legal foi
que, como a marca é para homens e mulheres, as músicas tinham vocais masculinos
e femininos", analisou.
Sobre a coleção, Mary também fez
elogios: "Achei lindo, 80% era jeans. Não sei o tema ainda, mas acredito que
tenha relação com esporte, pelos acessórios e o skate (que um dos modelos
segurava). Muito criativo e inovador, e o jeans está com tudo", resumiu.
Os acessórios que a DJ mencionou
eram óculos escuros que remetiam ao snowboard, além dos sapatos-tênis e das
calças com muitos bolsos utilitários. A coleção também teve inspiração
"medieval", segundo a própria marca.
Mas nem só de jeans é feito o
inverno 2014 de Alê - como é conhecido o estilista etre os fashionistas.
Vestidos leve em organza e com várias camadas também surgiram, em tons que
variaram entre amarelo, rosa, azul turquesa, marrom e pêssego - e, em uma
estampa lembrando um trançado de fitas, todas reunidas.
Os comprimentos foram do curtíssimo
ao longo, mas o forte novamente foi o pouco acima do joelho. A altura vem se
impondo como uma das maiores tendências da proposta carioca de inverno 2014.
Logo após o desfile, alguns metros
ao lado, um grupo de manifestantes negros da ONG Educafro e do Grupo Mil Palcos
improvisaram um desfile somente com modelos negras e negros, dando sequência
aos protestos por maior representatividade nas passarelas.
À Efe, Joana Raphael, coordenadora
de pedagogia da Educafro, explicou a performance: "Isso é para mostrar que
nós, negros, temos modelos belos e que não foram convidados para o Fashion Rio.
Muitas dessas modelos são profissionais, sindicalizadas, e não conseguem
trabalho".
As roupas foram assinadas por dois
estilistas negros: Heloísa Santos e o beninês Stanislas Fréjus, que estuda moda
no Brasil.
FONTE: TERRA
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